Como tudo começou...
A Aliança de Casamento, pensa-se ter origem no Antigo Egito, onde se diz que as seções de plantas foram a origem da formação de círculos, usados para representar o interminável e amor imortal. Pensava-se que o dedo anelar continha uma "veia especial" com ligação direta ao coração e, por esta razão, tornou-se o dedo oficial para usar a aliança de casamento.
Há vários séculos atrás, os europeus tornaram-se utilizadores do que se denominaria de alianças de casamento, mas foi chamado um “anel de poesia”.
Esta aliança era oferecida como forma de promessa, fidelidade, amor e união eterna e assim se mantém até aos dias de hoje.
"...recebe esta aliança como prova do meu amor e da minha fidelidade."
Mas...e o que sabem realmente sobre ouro?
Como escolher e saber que alianças comprar?
Ao longo dos tempos, o ouro tem sido utilizado como símbolo de pureza, valor, classe social e ostentação. A sua cor natural é o amarelo no seu estado puro (24K). Na natureza não existe ouro branco, negro ou rosa, para tal são feitas misturas com outros metais que deixam o ouro puro, em diferentes tons e mais resistente, pois o ouro puro de 24K é mole e tem de ser ligado a outros materiais para ser mais resistente.
Os metais usados para criar as novas tonalidades de ouro são a prata, o paládio e a platina.
Para obter as diversas cores é necessário misturar o ouro puro (75%) com outros materiais. Mistura-se geralmente a prata e cobre em percentagens menores que o ouro (25%) para se obterem diferentes tonalidades de amarelos.
O cobre faz as peças, mais rosadas, já a prata acentua o amarelo claro.
As percentagens de cada metal aplicado, varia do gosto e da criatividade de cada designer, mas geralmente usa-se 75% de ouro puro (amarelo) e o resto divide-se entre os outros metais.
No caso do ouro branco, uma das receitas advém da mistura de ouro puro com paládio e prata. Esta tonalidade de ouro é também obtida através da mistura ouro puro com níquel, cobre e zinco.
Podemos ainda encontrar o ouro negro (que se trata da mistura entre o ouro de tonalidade champanhe com ródio negro, metal brilhante e resistente), o ouro vermelho, verde e rosa.
Dica: Nunca escolham alianças com ouro inferior a 10K, o ideal será sempre 19,2K (ouro português) ou 18K (standard), se quiserem que as vossas alianças sejam resistentes e eternas!!
E peçam sempre o certificado de ouro no local onde comprarem as vossas alianças.
Deixo-vos algumas imagens para perceberem melhor o mundo do Ouro!!