São muitas as tradições e costumes ligadas ao casamento e à cerimónia em si.
Apesar de algumas poderem parecer antiquadas, outras são muito atuais.
Respeitamo-las mais por superstição do que por crença!
Hoje em dia já "se quebram" muitas das tradições. Uma delas, é os noivos estarem juntos minutos antes da cerimónia (o first look). Sim, é verdade! É uma forma de descontraírem e terem aquele momento a dois antes do
"Sim, aceito" !
O vestido
Para além da tradição dizer que o vestido de noiva deve ser branco, também se diz que esta não deve ajudar a confecioná-lo.
A noiva deve ir de branco porque representa pureza e castidade. Este hábito vem do século XIX, mais precisamente do ano 1840, quando a rainha Vitória de Inglaterra decidiu casar com um vestido branco. Mas antes disto, qualquer cor era aceitável, desde que o vestido chamasse a atenção, para demonstrar à sociedade as posses das famílias. O preto chegou a ser a cor das noivas na época do Renascimento e Barroco, pois pensava-se que esta era a cor mais indicada para a noiva se apresentar numa cerimónia religiosa.
Hoje importa escolher o que nos faz feliz!!
O Bouquet
Esta tradição vem da Grécia antiga, onde se costumava levar ramos de ervas aromáticas, pois dizia-se que estas afastavam o mau olhado. Também existe a teoria de que a noiva levava um ramo de flores, na Idade Média, para disfarçar o mau cheiro que tinha, já que nesta época tomar banho não era uma coisa habitual!! Normalmente o banho era Maio, por isso calcula-se que seja por esta razão que se costuma dizer que este é o mês das noivas.
Atirar o ramo
A noiva costuma atirar o ramo às suas amigas solteiras e a primeira a apanhá-lo será a próxima a casar. Este ato representa a partilha da felicidade da noiva com as suas amigas e o desejo que elas possam sentir o mesmo.
Hoje já se fazem jogos para se saber quem é a sortuda!!!
Grinalda
Esta decoração de flores ou pedraria para a cabeça, simbolizava realeza, riqueza e elegância e está cada vez mais presente nos dias de hoje, de várias formas! Ora vê!
As alianças
Na antiga Grécia, depois de se casarem, os noivos usavam uma aliança no dedo anelar da mão esquerda, pois diziam que por este dedo passava uma veia ligada ao coração. Também no Egito os noivos usavam alianças, como símbolo da ligação perfeita, devido à sua forma redonda.
( ver post anterior sobre alianças )
A liga
Um complemento do look da noiva que representa sensualidade, mistério e virgindade. A tradição de oferecer a liga vem do século XVI, quando em França se dizia que a liga da noiva trazia boa sorte. Então os convidados andavam atrás da noiva para a conseguir!
Para que deixassem de ser perseguidas, as noivas começaram a ser elas a atirá-la aos convidados.
Hoje em dia, costumam leiloar, para angariar mais algum dinheiro para os noivos!!
Atirar arroz e pétalas de rosa
A tradição de atirar arroz vem da Ásia e representa que os convidados desejam prosperidade e fertilidade aos noivos. Por seu lado, as pétalas de rosas simbolizam o respeito mútuo e sensibilidade.
Nos dias de hoje as bolinhas de sabão são uma das opções :)
O Bolo dos Noivos
Na Roma antiga havia sempre um bolo de trigo com frutos secos, os mesmos ingredientes que se costumavam oferecer aos deuses. O noivo comia um pouco desse bolo e depois desfazia o resto na cabeça da noiva, pois dizia-se que trazia fertilidade.
Em Inglaterra (na corte da Elizabeth I) era costume os convidados levarem pequenos bolos aos casamentos, que depois empilhavam. Os noivos tinham de conseguir beijar-se por cima da pilha de bolos, se conseguissem significava que iam ter muitos filhos. Dizem que daqui vem a tradição dos bolos de casamento com vários andares e com os noivos no topo!!
Quando chega a hora de partir o bolo de casamento, a tradição manda que os noivos o façam segurando os dois na faca ao mesmo tempo, pois esse gesto simboliza a nova vida que os noivos vão partilhar.
Bem, a tradição já não é o que era e a pastelaria evolui bastante. O bolo dos noivos, hoje em dia, é uma obra de arte!!
A despedia de solteira ( e de solteiro! )
Pensavam que este era um costume moderno?
Pois ao que parece este costume existe desde a Grécia antiga, onde os Espartanos faziam jantares de homenagem ao noivo.
Nós mulheres não quisemos ficar atrás e também a fazemos... e bem!!!
Querem saber quais as Superstições?
Vejam o post seguinte ;)
Tânia Cavaleiro